sexta-feira, 3 de agosto de 2012















Hoje ainda é muito pouco comentado sobre a doença do carrapato, mas é bom que se saiba que não é apenas uma e sim várias as doenças e quando transmitidas a humanos estas são causadas por Vírus que na contaminação causam um tipo de encefalite, febre hemorrágica conhecida por Congo-Criméia, febre hemorrágica de Omsk, febre do colorado transmitida pelo carrapato, encefalite de Powassan.
No caso das bactérias- bacilos Gram-negativos, erlíquias, febres maculosas, doença de Lyme, que é uma febre causada pelo carrapato, e outras.
A babesiose, do protozoário babésia, é muito parecida ao da malária, sendo que existem três espécies que causam doença ao ser humano.
O perigo é eminente, já que o carrapato é muito resistente, muito difícil de ser combatido de um todo, e pode atacar a qualquer tempo, e o que é pior, as doenças são muito difíceis de serem detectadas, já que elas agem lentamente, e muitas vezes elas são confundidas com outras doenças infecciosas.


conversei com o médico veterinário Luciano Antunes Barros, da Universidade Federal Fluminense. Ele me contou que, na verdade, “doença do carrapato” é um nome genérico que se refere a várias doenças diferentes transmitidas por esse animal.
Vários microrganismos podem ser transmitidos pela saliva do carrapato-vermelho-do-cão (Foto: Wikimedia Commons)
“Vários microrganismos podem ser transmitidos pela saliva do carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus)”, conta Luciano. Esses microrganismos se multiplicam no sangue do cachorro e destroem várias células importantes: as hemácias, que transportam o oxigênio pelo corpo, os leucócitos, que ajudam na defesa do organismo, e as plaquetas, importantes para que um ferimento pare de sangrar. “Isso faz com que o animal fique fraco e muito sensível a outras doenças”, explica o especialista.
Os sintomas dessas infecções são: febre, anemia (a gengiva e a parte rosada dos olhos ficam muito pálidas) e apatia (tristeza). A pele e as mucosas podem ficar amareladas e a urina pode ficar muito escura, de cor marrom parecida com um chá mate.
Fique atento: se o seu cãozinho apresentar esses problemas, não dê remédios a ele por conta própria! É melhor levá-lo ao veterinário, que vai indicar a medicação correta para tratar tanto os microrganismos quanto a infestação pelos carrapatos. Luciano dá a dica: “As universidades públicas e Centros de Controle de Zoonoses prestam serviço gratuito de orientação veterinária”.
 O melhor a se fazer é procurar um veterinário e informar-se dos cuidados que você deve tomar.

Um comentário: